Search results: Found 2

Listing 1 - 2 of 2
Sort by
História e ficção em Paul Ricoeur e Tucídides

Author:
Book Series: Outros Títulos ISBN: 9789728386962 Year: Pages: 640 DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1296-6 Language: Portuguese
Publisher: Coimbra University Press
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2019-04-23 16:21:06
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este trabalho, marcado por um grande entusiasmo científico e uma investigação muito séria e rigorosa, sobre a novidade do conceito de narrativa histórica de Paul Ricoeur, tem como eixo central a relação entre narrativa histórica e verdade de facto nas conceções históricas de Tucídides e Ricoeur. A grande questão que alimenta todo este trabalho científico é a seguinte: sendo a poética histórica uma mimese da ação humana, será que ela se reduz, contra as teses do positivismo histórico, a mero artefacto literário? Qual o verdadeiro contributo de Paul Ricoeur para uma mediação entre as duas teses mais célebres sobre o discurso histórico: ciência ideográfica ou nomotética? Se a grande tese de Ricoeur é a de que a história é um discurso que visa sempre, através de um método científico e crítico, a verdade dos factos, embora não possa dispensar a imaginação, como compreender a relação entre história e ficção em Tucídides? São as categorias da mimese I, II e III de Ricoeur que Martinho soares aplica a Tucídides, no sentido de com elas apreender, testar e compreender a dimensão da prefiguração – valorizando a história e a memória, o semeion e o tekmerion –; a da configuração narrativa, que implica uma reflexão sobre ação e tempo humano, condensado na narrativa – o que torna pertinente a aproximação Tucídides/Aristóteles –; e, finalmente, a da refiguração, pela qual ao leitor é feito ver o passado como um “tua res agitur”, quiçá, de dimensões trágicas.

Keywords

Paul Ricoeur --- centenary --- reception --- Coimbra

Studien zur literaturwissenschaftlichen Imagologie

Author:
Book Series: Slavistische Beitraege ISBN: 9783876908168 Year: Pages: 495 DOI: 10.3726/b12687 Language: German
Publisher: Peter Lang International Academic Publishing Group
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2019-01-15 13:31:34
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

The dissertation originally aimed to critically examine all of Dostoevsky's works, including journalism, in which Poland, i. Polish figures and historical persons or the Polish history and culture occur. However, because of the excessive scope of this text corpus, the proposed project had to be limited to the interpretation of Dostoevsky's literary works. As a desideratum of research remains the investigation of the relations between the literary and journalistic works Dostoevskijs persist. At the same time, however, the investigation had to be extended to a terminological-methodological examination of "foreignness" or "alterity research", because the previous inconsistent methods and diffuse terminologies did not permit a sufficiently differentiating analysis.

Listing 1 - 2 of 2
Sort by
Narrow your search