Search results:
Found 19
Listing 1 - 10 of 19 | << page >> |
Sort by
|
Choose an application
O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.
Choose an application
Reúne artigos e ensaios abordando o significado dos processos culturais das tradições africanas nas Américas, na atualidade.
Choose an application
Livro de cordel que repõe em circulação a figura legendária de Cancão de Fogo, um herói popular brasileiro, personagem um tanto esquecido de contos, versos e anedotas picarescas nordestinas. Além de uma trilogia sobre as aventuras de Cancão de Fogo, encerra um outro cordel, intitulado “Bodas de Mangue”, que já fora dado a público sob a forma de peça teatral encenada no Teatro Vila Velha, em Salvador, sob a direção de Carlos Gregório, com narração de Antônio Vieira e papéis dramáticos principais vividos pelos atores Bárbara Borgga e Hilton Sousa.
Choose an application
O estudo aborda a intervenção política da Companhia de Jesus na história recente do Brasil, particularmente no período da ditadura militar. A obra tem importância decisiva para a compreensão do que teria sido a atuação da Igreja Católica durante os anos de autoritarismo e violação dos direitos humanos. Ao estudar o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), contribui-se para dar relevância ao papel que essa instituição teve no enfrentamento da ditadura, trazendo como resultado uma pesquisa consistente, que agrega conhecimento novo e fornece elementos para a compreensão da atuação dos jesuítas na realidade particular da Bahia. O autor consegue, sem perder o rigor acadêmico, escrever elegantemente, evitando qualquer hermetismo. Pelas características do trabalho, pela metodologia utilizada, pelo rigor na apuração, esta obra é uma referência obrigatória a quem pretende entender o que foi a atuação da Companhia de Jesus durante a ditadura militar no Brasil.
Choose an application
Estudo comparativo das coberturas policiais feitas pelos jornais A Tarde, Correio da Bahia e Tribuna da Bahia, analisando a produção e a reprodução social da violência no cotidiano baiano. Mostra a hierarquia dentro dos assuntos da mídia e coloca em discussão o papel das empresas jornalísticas e dos profissionais de jornalismo na sociedade. Revela também a atmosfera de uma cidade ainda dividida entre casas-grandes e senzalas que a autora chama de bolhas e vãos.
Choose an application
Estudo de geografia regional histórica que investiga o universo político, social, econômico, técnico-produtivo e espacial do Recôncavo Baiano em dois períodos: 1930 até meados de 1950 e a partir daí até o ano 2000. Parte do princípio da ressignificação do conceito de território para examinar a situação do Recôncavo pré-Petrobras e depois do impacto produzido com a sua introdução e expansão. Observa a atuação dos vários atores sociais no cenário territorial estudado.
Choose an application
Este livro reúne os trabalhos apresentados nos painéis temáticos, pelos conferencistas convidados, e a conferência de abertura do Colóquio, realizada por François Jost, professor da Université Sorbonne Nouvelle/Paris III e diretor do Centre d’Etude des Images et des Sons Médiatiques (CEISME).
Choose an application
O que há de comum entre as representações dos índios Terena do Mato Grosso do Sul, o espaço sagrado no islã Shi´i, a Irmandade da Boa Morte na Bahia, as festas em louvor a São João Batista, as representações do Brasil Sertanejo, as representações e territorialidades homoeróticas e os naturistas? Responder esta pergunta não é algo simples, mas a resposta está na idéia de que as representações do espaço e o espaço das representações são plurais e diversos, exigindo outros olhares para interpretar a complexidade do mundo.
Choose an application
Fruto de uma pesquisa de doutorado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), esta publicação apresenta o viés mercadológico das festas privadas, de “camisa”, que, por vezes, é contrabalançado pelo espaço festivo – ainda que residual – dos terreiros frontais das casas ou das trilhas rurais, ao tempo que as festas nos espaços públicos, como em praças, são também espaços de expressão para manifestações culturais de caráter local e regional.
Choose an application
O livro discute as políticas públicas na área de cultura, no período dos anos 60 aos anos 90, demonstrando como os símbolos afro-brasileiros foram sendo ressignificados, a partir do estabelecimento de novas demandas, seja pela política institucional ou pelos movimentos negros. Trata-se de um estudo pioneiro, principalmente quando analisadas a dinâmica da sociedade brasileira e as mudanças na adoção da simbologia de origem africana por distintos atores sociais.
Listing 1 - 10 of 19 | << page >> |
Sort by
|