Search results: Found 3

Listing 1 - 3 of 3
Sort by
O trágico e o contraste : O Fado no bairro de Alfama

Authors: ---
ISBN: 9791036516382 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.1592 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Partimos para Alfama com algumas perguntas iniciais. Onde está o fado em Alfama? Como é ele? E antes disso: haverá de facto fado em Alfama? Para nossa surpresa, as primeiras respostas que obtivemos foram rotundamente negativas. Primeiro contacto: almoço com o Vitalha (na altura, para nós era ainda o Victor). Cerca de 30 anos. Vive em Alfama. Nasceu lá. Aparece bem vestido, fato completo, colete e gravata. E com aquele ar malicioso, desenrascado, espertalhão, que de boa vontade se associa ao personagem característico dos bairros populares de Lisboa. O ar «gingão» — dizia ele de si próprio, meses mais tarde, em animada conversa. O Vitalha está plenamente disposto a ajudar («embora tenha pouco tempo…»: é árbitro de futebol, tem os fins-de-semana sempre ocupados). Mostra a sua aprovação por termos escolhido o bairro de Alfama como centro de interesse para o nosso estudo. E surge de imediato o termo de comparação: o Bairro Alto. Esse já não seria bom porque… «Não tem nada!… A não ser aquilo que se sabe…» Ou seja, é «muito ordinário» para nós. O tema da forte identidade colectiva bairrista e da rivalidade com outros bairros lisboetas é uma constante que se nos foi deparando em Alfama. Ainda lhe faremos referência. Veja-se para já, a este respeito, o trabalho de João Catarino e Madalena Pereira sobre os Santos Populares em Alfama e as descrições das cenas de pancadaria das «púrrias» dos bairros alfacinhas em Alfama — Gente do Mar, de Eduardo de Noronha.

Etnográfias portuguesas (1870-1970) : Cultura popular e identidade nacional

Author:
ISBN: 9791036516337 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.2562 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este livro explora a importância que tiveram no desenvolvimento histórico da etnografia portuguesa dois tópicos centrais: a) a cultura popular de matriz rural, como objecto fundamental de pesquisa; b) uma perspectiva interpretativa que fez desta um terreno estratégico para o tratamento de temas relacionados com a identidade nacional portuguesa. Na prossecução desse objectivo, João Leal – professor de Antropologia do ISCTE – adoptou um enfoque disciplinar amplo, por forma a levar em conta um conjunto de discursos que, embora originários de campos como a arqueologia, a literatura ou a arquitectura, partilham com a etnografia o mesmo fascínio pelo popular como instância de fundamentação da identidade nacional. Para além do tratamento de temas como as teses lusitanistas, a saudade e as discussões sobre a psicologia étnica, a dialéctica entre nação e região, «Etnografias Portuguesas» propõe ainda uma abordagem detalhada das principais expressões de interesse pela arquitectura popular no decurso do século XX: da «casa portuguesa» aos trabalhos de Veiga de Oliveira e seus colaboradores, passando pelo «Inquérito à Habitação Rural» e pelo «Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa».

As festas do Espírito Santo nos Açores : Um estudo de antropologia social

Author:
ISBN: 9791036516252 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.1989 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

As Festas do Espírito Santo nos Açores. Um Estudo de Antropologia Social procura interrogar um dos mais complexos e sedutores rituais que integram o calendário cerimonial em Portugal. Desenvolvendo-se a partir da observação intensiva dos Impérios numa freguesia da ilha de Santa Maria, o estudo percorre depois, numa perspectiva comparativa, outras ilhas açorianas. Com base no relevo que tem nas Festas do Espírito Santo um conjunto muito diversificado de dádivas e contra-dádivas de alimentos cerimoniais, o autor propõe uma interpretação do ritual assente na consideração simultânea da sua dimensão religiosa, da sua relação com os principais círculos de relacionamento social e do vínculo que ele exibe com as formas de conceptualização do tempo nas comunidades estudadas. Aspectos controversos como a procura de prestígio individual através das despesas requeridas pelos festejos ou as relações entre povo e clero em torno do ritual são também examinados. Pela natureza dos problemas discutidos, As Festas do Espírito Santo nos Açores constitui não apenas uma contribuição para uma Antropologia Social do arquipélago, mas uma oportunidade para o reexame de alguns dossiers mais genéricos relacionados com o estudo antropológico das comunidades rurais em domínio europeu.

Listing 1 - 3 of 3
Sort by
Narrow your search

Publisher

Etnográfica Press (3)


License

OpenEdition Licence for Books (3)


Language

portuguese (3)