Search results: Found 44

Listing 1 - 10 of 44 << page
of 5
>>
Sort by
As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia

Author:
ISBN: 9788579830884 Year: Pages: 140 DOI: 10.7476/9788579830884 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:16
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este livro analisa a racionalização das tradições num contexto de modernidade tardia. A análise tem como ponto de partida as tradições gaúchas e sua manifestação nos Centros de Tradição Gaúcha (CTG). O estudo foi desenvolvido com base na bibliografia especializada sobre o tema e em uma pesquisa efetuada durante o ENART 2008 - Encontro de Arte e Tradição Gaúcha, realizado em 2008 na cidade de Santa Cruz do Sul - RS. Os estudos apontam que a modernidade tardia traz à tona a reflexividade e racionalização das relações, experiências e tradições. Tradições são (re)inventadas e, neste caso, (re)inventadas tendo o CTG como cenário e esta (re)invenção permite manter os vínculos e a sociabilidade do grupo sócio-cultural que se reconhece enquanto grupo e se diferencia dos demais por identificar-se em torno de símbolos, práticas, crenças e rituais que os une, pois é comum a todos eles, independente do espaço geográfico que ocupem. Na modernidade tardia o caráter de ludicidade atribuído às tradições (re)inventadas no CTG é o fio condutor para inúmeras relações que se estabelecem nesse cenário e é o combustível de todas as práticas e rituais vivenciados ali. A ludicidade das atividades dá sentido às práticas tradicionalistas e à toda tradição que foi (re)inventada e que passa a ser racionalizada no contexto de modernidade reflexiva. Essa apropriação do caráter lúdico das tradições e as relações estabelecidas no CTG a partir dos símbolos, práticas e rituais sinalizam que estamos vivenciando no Brasil um contexto de modernidade tardia. No contexto da modernidade tardia, a tradição racionalizada é uma maneira de evitar choques entre diferentes valores e modos de vida, uma vez que age como articuladora de atores e grupos sociais, entre as diferentes instâncias do mundo social.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré

Authors: ---
ISBN: 9788575413319 Year: Pages: 176 DOI: 10.7476/9788575413319 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-07-17 17:27:17
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O caráter especial desse livro é a interdisciplinaridade das pesquisas. Referenciais teóricos como Walter Benjamin, Pierre Bourdieu, Boaventura Santos e Norbert Elias ajudam a entender melhor o funcionamento da interligação entre informação e conhecimento, educação popular e saúde. Os textos concentram suas questões antes nos atores institucionais, para depois formular a indagação sobre como exercem o papel de distanciamento e neutralidade ao optar por outra atitude, qual seja, a “... do afastamento e de ‘neutralidade ativa’, por ser esta mais favorável a uma posição de escuta, propiciadora ao aparecimento de outras vozes”, apontam os organizadores. A preocupação em fazer essa pesquisa alcançar além do mundo acadêmico é ponto primordial em todos os textos. Ressalta-se, ainda, a urgência em se formarem ‘comunidades interpretativas’ para o “compartilhamento de conhecimentos, práticas e experiências dos diversos atores”.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Saúde: fundamentos de geografia humana

Author:
ISBN: 9788568334386 Year: Pages: 110 DOI: 10.7476/9788568334386 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-09-05 12:49:38
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Raul Borges Guimarães produziu esta obra pensando principalmente nos estudantes de geografia que estão em busca de informações sobre biogeografia e geografia da saúde. Mas o autor ressalva que o livro também se dirige aos profissionais de saúde que identificam essa subdisciplina como uma alternativa para enriquecer a abordagem social e ambiental dos problemas de saúde. Com tal objetivo, ele procurasintetizar os questionamentos que levanta em especialem sua dissertação de mestrado, tese de doutorado e tesede livre-docência.Resultado de 20 anos de estudos geográficos no campo da saúde coletiva, a obra remete à formação inicial do autor na área de saúde coletiva entre 1986 e 1987 no Instituto de Saúde de São Paulo. Naquela época, ele relata, a busca era pela relação entre o espaço geográfico e o processo saúde-doença. Mas os resultados do trabalho o levaram para o estudo dos equipamentos médico-hospitalares e o impacto da inovação tecnológica no trabalho do médico e a perceber, logo em seguida, o poder dos circuitos médico-hospitalares na produção da própria cidade. A constatação o transportou para o estudo da saúde urbana.Assim, Guimarães partiu “do território para a geografia inscrita no corpo do cidadão brasileiro”, especialmente daquele que vive do trabalho, para contribuir com o entendimento da saúde pública. Ele explica que esse movimento tem como base a renovação da epidemiologia (que busca caracterizar os determinantes sociais e ambientais dos problemas de saúde), a preocupação com o desenvolvimento da promoção de saúde, compreendendo o território como estratégia de ação, e a necessidade de regionalizar o sistema e os serviços e ações de saúde, entre outros fatores ligados à história recente da saúde coletiva.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Antropologia da comunicação de massa

Authors: ---
ISBN: 9788578793326 Year: Pages: 308 DOI: 10.7476/9788578793326 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - EDUEPB
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-10-03 08:03:40
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este livro apresenta reflexões de pesquisadores brasileiros e argentinos sobre a comunicação de massa na perspectiva da antropologia. Nas últimas décadas tem crescido o interesse pela comunicação de massa dentro do campo da antropologia.  Ela tem, cada vez mais, se voltado para temas contemporâneos buscando examiná-los à luz de um novo enfoque, que percebe sua complexidade, sem preconceitos ou visões estereotipadas.  O universo dos meios de comunicação com seus emissores, receptores e mensagens é um fértil terreno de pesquisa e uma excelente porta de entrada para compreensão da vida social no século XXI.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Identidades brasileiras: composições e recomposições

Authors: --- ---
ISBN: 9788579835155 Year: Pages: 257 DOI: 10.7476/9788579835155 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-10-29 12:10:28
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

"O livro integra a coleção “Desafios Contemporâneos”, cujo objetivo é apresentar e discutir temas de interesse da sociedade em linguagem acessível ao grande público, sem prejuízo do rigor científico. No caso desta obra, os vários autores lançam um olhar panorâmico sobre a questão da identidade nacional, de modo a contribuir para o debate sobre o que é o Brasil e quem são os brasileiros.O trabalho foi dividido em cinco núcleos temáticos: a questão racial, o corpo, a língua, a religião e a cultura. Os ensaios procuram sempre adotar uma perspectiva ampla, do ponto de vista temporal e temático, tendo como horizonte a compreensão dos desafios sociais, políticos, econômicos e culturais do Brasil contemporâneos.É feito ainda um amplo balanço das diferentes formas de entender a identidade nacional, a partir da confrontação dos principais pensadores que se dedicaram ao assunto ao longo da história, e uma análise do estado atual das pesquisas sobre a identidade brasileira e os seus possíveis desdobramentos na área de ciências humanas do país."

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Provetas e clones: uma antropologia das novas tecnologias reprodutivas

Author:
ISBN: 9788575413555 Year: Pages: 300 DOI: 10.7476/9788575413555 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-11-02 11:56:29
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O livro é uma etnografia entre clientes e profissionais de clínicas de reprodução assistida. Com origem na tese de doutorado da autora, apresentada em 2004, ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Museu Nacional (UFRJ), analisa as novas tecnologias reprodutivas e a clonagem humana com base nas relações de parentesco e na noção de pessoa, tópicos fundamentais na antropologia. A reprodução como objeto de intervenção médica, as peculiaridades do campo de pesquisa sobre reprodução assistida, a família, o discurso biomédico, a construção cultural do corpo, as teorias da concepção e as noções de hereditariedade são temas discutidos ao longo dos cinco capítulos da obra.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Mãe/mulher atrás das grades: a realidade imposta pelo cárcere à família monoparental feminina

Author:
ISBN: 9788579837036 Year: Pages: 224 DOI: 10.7476/9788579837036 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-11-06 11:28:23
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

A árdua tarefa de viver a maternidade atrás das grades é o cerne da presente obra. Mediante o desrespeito às inúmeras formas de se constituir família, premente é o debate sobre os modos de sobrevivência das famílias monoparentais femininas cuja principal responsável encontra-se privada de liberdade.  Através da experiência vivida pelas reclusas da Cadeia Pública Feminina de Franca/SP, identificamos quem são estas mulheres, como vivem e onde e com quem estão seus filhos, evidenciando, assim, a sobrecarga de responsabilidades imposta às mães devido à irrefutável desigualdade de gênero. Com isto, visamos dar visibilidade às mulheres cujas grades da prisão cindam sua convivência familiar.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Desamparo psíquico nos filhos de dekasseguis no retorno ao Brasil

Author:
ISBN: 9788579836749 Year: Pages: 300 DOI: 10.7476/9788579836749 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-11-06 11:28:23
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O fenômeno dekassegui tem se destacado no Brasil pelo expressivo contingente de descendentes de japoneses que se desloca para o Japão, em busca de trabalho e de uma poupança financeira, e retorna novamente. Muitos refazem esse ciclo mais de uma vez, em sucessivas idas e vindas, caracterizando um movimento pendular. Esse livro, derivado de uma dissertação de mestrado, aborda a experiência de retorno ao Brasil, do migrante dekassegui, particularmente dos filhos desses migrantes, que acompanharam seus pais nessa saga migratória, ainda pequenos, alguns tendo nascidos no Japão. São relatados e analisados casos de crianças e adolescentes, destacando-se suas dificuldades e desafios no processo de integração ou de reintegração à cultura brasileira, que emergem principalmente no contato deles com o ambiente escolar. O desamparo psíquico no processo de adaptação/readaptação dos filhos de dekasseguis na chegada ao Brasil pôde ser identificado nas crianças e também nos próprios pais dekasseguis. Os pais sentem-se desamparados antes mesmo de retornarem para o Brasil. São inúmeras as dificuldades da família dekassegui na chegada ao Brasil, potencializadas por um sentimento de estranhamento do ambiente que antes era bastante familiar e de um estranhamento de si mesmo. Além disso, os pais se defrontam com a questão da identidade cultural de seus filhos, fortemente enraizada na cultura japonesa, o que não se tornava tão evidente quando viviam no Japão. A língua será o principal indicador das raízes mais profundas da identidade cultural dos filhos e o desafio maior a ser enfrentado. Também o fator idade, o tempo de permanência no exterior e o grau de escolaridade em que essas crianças se encontram no ato da imigração acabam contribuindo para as dificuldades de adaptação/readaptação à escola. No entanto, apesar de muitas dificuldades e desafios a serem enfrentados, os dekasseguis e seus filhos trazem consigo, no retorno, um capital cultural inestimável que precisa ser valorizado e aproveitado.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas

Author:
ISBN: 9788578793272 Year: Pages: 319 DOI: 10.7476/9788578793272 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - EDUEPB
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-11-06 11:28:23
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este segundo volume da Série Tecnologia Social deriva do interesse que o tema tem despertado em professores, estudantes, gestores públicos e participantes de movimentos sociais com quem seu autor vem dialogando. E de sua percepção de que a sociedade mais justa, igualitária e ambientalmente sustentável que desejam demanda uma aliança da comunidade de pesquisa que hegemoniza as políticas cognitivas (da Ciência e Tecnologia e do Ensino) e dos trabalhadores que intentam sair da informalidade para a Economia Solidária. Deter a exclusão que penaliza a maioria da população mundial e caminhar na direção de uma sociedade fundamentada numa outra tecnociência são a raiz dos argumentos sintetizados no conceito de Tecnologia Social. Nas palavras do autor, “o livro visa somar-se ao trabalho de um número crescente de latino-americanos que estão construindo a plataforma cognitiva de lançamento - a Tecnologia Social - de uma nova proposta societária - a Economia Solidária”.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Tempo de acampamento

Author:
ISBN: 9788568334355 Year: Pages: 232 DOI: 10.7476/9788568334355 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2016-11-26 11:44:45
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Segundo livro de Nashieli Rangel Loera sobre o tema, Tempo de acampamento conduzo leitor através do mundo das ocupações, retratando a vida, experiências e objetivos de homens e mulheres que decidem conquistar um pedaço de terra no Brasil por meio dos movimentos populares organizados. Como metodologia, a autora optou por acompanhar no campo a trajetória de duas famílias, avaliando-as segundo as categorias nativas para compreender o significado que conferem às suas próprias experiências: tempo de acampamento,tempo de barraco, tempo de luta e tempo de reforma.Rangel Loera, porém, acompanhou, simultaneamente, o percurso de outros tantos homens e mulheres, a maior parte entre 2002 e 2009, desde os seus primeiros acampamentos. Quando encerrou o trabalho de campo, ela constatou que muitos dos seus interlocutores continuavam a vida peregrina e passou a questionar sobre que outros motivos, além do projeto de “pegar um pedaço de terra”, levariam aquelas pessoas para o mundo das ocupações.Muitos dos integrantes dos movimentos, a autora pontua, almejam também “manter os filhos junto deles” e principalmente “tirá-los da violência da cidade”, enquanto outros buscam um novo sentido para a vida esgarçada e a possibilidade de reconstruí-la. No trajeto até a eventual concretização do sonho as famílias mudam várias vezes de acampamento, voltam para a cidade e retornam, em poucos meses, para as ocupações, desenhando um trajeto caótico de sofrimento, perdas e obrigações cumpridas.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Listing 1 - 10 of 44 << page
of 5
>>
Sort by