Publicações do Cidehus

http://books.openedition.org/cidehus

About

CIDEHUS (Inter-disciplinary Centre of History, Culture and Societies at the University of Évora - UID/HIS/00057/2013) is a research unit assessed by the Foundation for Science and Technology and carrying out research in the area of long-term societal change, focusing particularly on the South of Portugal and Europe. Within its sphere of activity, it is responsible for publishing two collections Biblioteca - Estudos & Colóquios (Library – Studies & Seminars) and Fontes e Inventários (Sources & Inventories) in an e-book format. These collections spread the results of the Centre’s research team but are also open to external contributions in keeping with the Centre’s structural questions. To this end, open calls are extended annually to all researchers.

Peer review info

All papers are previously evaluated by the Editorial Commission responsible for planning the publications and subject to double blind peer review.

License info

All our books are free to read for everybody, without limitation. They can be shared with our embeddable reader, in any context, without limitation. And they can be shared for private use.


Browse results: Found 54

Listing 1 - 10 of 54 << page
of 6
>>
António Henriques da Silveira e as Memórias analíticas da vila de Estremoz

Authors:
ISBN: 9782821897205 DOI: 10.4000/books.cidehus.3253 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

António Henriques da Silveira, figura de relevo da ilustração portuguesa da segunda metade do século XVIII, nasceu em Estremoz em 1725, onde viria também a falecer, em 1811. Como lente da Faculdade de Cânones, destacou-se na implementação da reforma pombalina da Universidade de Coimbra e posteriormente na sua defesa face às investidas dos adversários da remodelação pedagógica josefina, desferidas nos anos conturbados da Viradeira. Enquanto membro da Academia Real das Ciências de Lisboa, prestigiou a agremiação com o “Racional discurso sobre a agricultura e população da província de Alentejo”, publicada em 1789 no primeiro tomo das Memórias Económicas. Jubilado em 1793 do magistério canónico, viveu ainda seis anos de intensa actividade como desembargador do Paço, antes da retirada definitiva para a terra natal. Legou-nos, além da memória publicada, alguns inéditos, bastante expressivos do pensamento esclarecido do autor, nas suas diversas vertentes. Entre estes manuscritos incluem-se as Memórias analíticas da vila de Estremoz, de grande interesse ainda para o conhecimento da história de Estremoz e da região envolvente, bem como da realidade sócio-económica alentejana de finais do Antigo Regime.

As elites de Évora ao tempo da dominação Filipina : Estratégias de controlo do poder local (1580-1640)

Authors:
ISBN: 9791036513947 DOI: 10.4000/books.cidehus.3936 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: Political Science
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O presente estudo desenvolve-se em torno das elites de Évora ao tempo da dominação filipina, e das suas estratégias de controlo do poder na referida cidade. Materializar-se-á na análise de dois importantes pólos de poder que contribuíram para a definição das elites locais no Antigo Regime, e que foram estruturantes do poder politico a nível local: a Câmara Municipal e a Misericórdia de Évora. Partindo desse pressuposto este trabalho procurará identificar a estrutura do poder local, e reconstruir a composição social das elites que o controlaram. De igual modo,procurar-se-á definir as estratégias de conquista e manutenção do poder que os grupos de elite de Évora utilizaram nos sessenta anos do governo Filipino, assim como o seu comportamento perante algumas conjunturas de agitação social e política, como foram as verificadas nos primeiros e nos últimos anos dos Habsburgos em Portugal.

Bernardino Manuel da Costa Lima e a Memória acerca da vila do Redondo

Authors:
ISBN: 9782821897212 DOI: 10.4000/books.cidehus.3040 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

A Memória acerca da vila do Redondo, publicada no Investigador Portuguez em Inglaterra em Janeiro de 1815 e reeditada, em fac-simile, no presente estudo, representa um importante documento histórico sobre o concelho do Redondo e a região envolvente. Constitui ainda um texto bastante revelador do pensamento crítico esclarecido sobre a economia, a sociedade e a administração local do Alentejo de finais do Antigo Regime, em muitos aspectos aplicável ao todo nacional. Os traços biográficos do seu autor, incluindo a análise da sua actividade enquanto juiz de fora no Redondo e provedor em Évora, bem como a opção pela publicação da Memória no periódico londrino quando a sua linha editorial se reorientava no sentido de uma crítica mais aberta ao regime absolutista, permitem-nos enquadrar Bernardino Manuel da Costa Lima no sector de opinião proto-liberal, determinante no desencadear da revolução de 1820.

Keywords

ilustração --- memórias --- Alentejo

Bibliotecas para a Vida

Authors:
ISBN: 9789727726998 9782821869875 Year: Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Added to DOAB on : 2017-10-03 14:44:08
License: OpenEdition licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

É neste sentido que as bibliotecas são para a vida, isto é, cruciais para uma vida compensadora e com significado, para a vida de cidadãos numa sociedade complexa e cada vez mais globalizada, onde a informação e o conhecimento são crescentemente a base da economía e de urna vivância e participação activa nas decisões comuns, ou seja, na política. Estas são algumas das ideias condutoras e estruturantes do conjunto de textos reunidos neste volume, e que constituem o essencial das comunicações ...

Bibliotecas para a Vida II

Authors:
ISBN: 9789727729494 9782821869851 Year: Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Added to DOAB on : 2017-10-03 14:44:08
License: OpenEdition licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Os últimos anos tem assistido a importantes transformações nas bibliotecas portuguesas. A expansão tanto da Rede de Bibliotecas Públicas (iniciada em 1986) como a das Bibliotecas Escolares (dez anos depois), acompanhada por melhorias significativas nas bibliotecas universitárias, alargou substancialmente a oferta de livros e outros materiais de informação, bem como de novos serviços. Se a isto se juntarem as acções continuadas de promoção da leitura da Direcção-Geral do Livro e das Biblioteca...

Categorias sociais e mobilidade urbana na Baixa Idade Média : Entre o Islão e a Cristandade

Authors: ---
ISBN: 9791036514029 DOI: 10.4000/books.cidehus.4433 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O livro agora publicado pretende contribuir para a reflexão em torno da problemática social medieva. O quadro urbano configura a escala de análise proposta aos autores, a Baixa Idade Média e a Península Ibérica, os seus âmbitos cronológico e espacial. Duas problemáticas transversais configuraram esta obra. Por um lado, a terminologia de identificação social e a definição dos conteúdos funcionais dos grupos sociais em contexto urbano. Na verdade, a variedade terminológica e a sua evolução entre os séculos XII e XV, em especial na Península Ibérica, coloca questões basilares ainda pouco discutidas ao nível da historiografia medieval. Decorrendo desta questão, um outro aspeto foi enfatizado: o dos processos de mobilidade social e de identificação desenvolvidos no contexto urbano deste período, no âmbito islâmico e cristão, atendendo, neste último caso, às especificidades de uma cronologia de pós reconquista, marcada pela definição de novos tecidos e de novas redes sociais. Uma perspetiva comparativa enforma esta problemática. Ao cotejo entre as realidades sociais de Al Andalus e da Hispânia cristã, numa escala mais global, a análise foca-se, depois, na comparação entre o reino português e o castelhano para, finalmente, se concretizar nas diferentes realidades dos concelhos portugueses. Esta gradação parece-nos, metodologicamente, a mais correta para obviar os muitos silêncios e dúvidas ainda existentes sobre estas problemáticas, através da discussão dos paralelismos e/ou diferenças que configuram as realidades urbanas numa mesma temporalidade.

Causas de Morte no Século XX : Transição e Estruturas da Mortalidade em Portugal Continental

Authors:
ISBN: 9791036513916 DOI: 10.4000/books.cidehus.3599 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

A transição da mortalidade não se desenvolveu de forma homogénea no espaço e no tempo - a heterogeneidade espacial, a diferença distrital, observou-se no calendário, na duração e na intensidade do processo. As causas da desigual dinâmica da mortalidade distrital foram variadas. Por um lado, muito provavelmente, a existência de desequilíbrios estruturais: desenvolvimento socioeconómico desigual, peculiaridades culturais ou de estilo de vida, factores ambientais, etc. Por outro lado, a não acessibilidade às novas formas de luta contra as causas de morte dominantes, foram também obstáculos presentes. Consequentemente, uns distritos aceleraram a transicão da mortalidade enquanto outros se constituíram como autênticos freios à mesma, em determinadas épocas do século XX. Mas independentemente do declínio da intensidade e das mutações do calendário da morte, a transição da mortalidade foi definida por uma perceptível reestruturação das principais causas de morte que se desenvolveu segundo uma tendência que é definida como de "Transição Epidemiológica"...

Centros Periféricos de Poder na Europa do Sul (Sécs. XII - XVIII)

Authors: --- ---
ISBN: 9791036514012 DOI: 10.4000/books.cidehus.4341 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

A obra Centros Periféricos de Poder na Europa do Sul, séculos XII-XVIII é o resultado da reflexão e do debate entre historiadores da Península Ibérica a propósito da comparação dos processos de estruturação e de centros de poder na Europa do Sul e no Mediterrâneo. Para além do contributo de reputados especialistas ibéricos, esta obra beneficia de um quadro cronológico que permite analisar os temas do poder e das relações políticas na longa duração. De sublinhar também, a importância do conhecimento da forma como as instituições de poder se implantaram e se reproduziram fora do centro político – neste caso concreto, fora da corte de Lisboa – e que tipo de impactos esses centros periféricos de poder produziram no tecido social local. Esta obra constitui, por isso, um estudo fundamental para a comunidade académica e para todos os estudiosos interessados no conhecimento das realidades da História de Portugal e da História da Península Ibérica.

Comunicación política y diplomacia en la Baja Edad Media

Authors:
ISBN: 9791036538438 DOI: 10.4000/books.cidehus.6784 Language: Spanish
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: Political Science
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

La historia de la diplomacia medieval es una temática en proceso de renovacíon metodológica. Por ello pretendemos realizar un estado de la cuestíon en la que se tienen en cuenta las nuevas tendencias historiográficas, la gran diversidad de fuentes disponibles (documentos de archivo, crónicas, libros de viajes...), la sociología de los protagonistas (eclesiásticos, letrados, notarios, espías ...) y los diversos contextos políticos que ejercieron la diplomacia (papapdo, reinos, ciudades ...). Para ello, reunimos una selección de aportaciones de algunos de los principales especialistas y de jóvenes investigadores que tienen proyetos de investigación en activo sobre la temática.

Concepções de História e de Ensino da História : Um estudo no Alentejo

Authors:
ISBN: 9791036514111 DOI: 10.4000/books.cidehus.5190 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O estudo das concepções dos professores tem sido considerado um campo de investigação muito fecundo, se bem que ainda relativamente pouco explorado, para a compreensão da sua acção no contexto escolar. O presente trabalho procurou investigar a(s) forma(s) como os professores de História em exercício de funções no Alentejo concebem a disciplina que leccionam e as suas preocupações relativamente ao seu ensino. Foi utilizado um questionário que visava conhecer a adesão dos professores a diferentes concepções de História e do seu ensino. De uma forma geral, estes professores evidenciaram seis concepções distintas de História, que se designaram como a) ciência positiva, b) não ciência, c) conhecimento relativo, d) ciência global, e) ciência social e ciência da temporalidade, às quais aderiram de forma desigual. Por outro lado, estes docentes manifestaram também preocupações com o ensino da História que se agruparam, igualmente, em seis conjuntos que se denominaram a) preocupações com as competências dos alunos, b) preocupações com as vivências e contextos dos alunos, c) preocupações com a neutralidade do professor, d) preocupações de tipo tradicionalista, e) preocupações com a educação para a cidadania e f) preocupações instrumentais. Os diferentes procedimentos estatísticos utilizados permitiram detectar algumas diferenças estatisticamente significativas, nomeadamente tendo em conta aspectos do percurso pessoal e profissional destes professores. O estudo permitiu ainda apurar alguns indicadores da forma como, em situação de sala de aula, os professores escolhem documentos e materiais de apoio e como perspectivam quer a sua acção quer a dos seus alunos.

Listing 1 - 10 of 54 << page
of 6
>>