SciELO Books - Editora FIOCRUZ

http://books.scielo.org/

About

The SciELO Books publishes national and thematic collections of academic books online with the objective of maximizing the visibility, accessibility, use and impact of the research results, essays and studies that are published in them. The books published by SciELO Books are selected by a scientific committee following a peer review process. The digital versions of the books are formatted according to international standards that allow for access and citation controls, and that permit the books to be read on the widest possible variety of ebook readers, tablets, smartphones and internet browsers. Apart from the SciELO Books Portal itself, the books can be found via search engines. They will also become available through other international distribution channels.

The SciELO Books Network interoperates and shares goals, resources, methodologies and technologies with the SciELO Journals Network, contributing to the development of scientific communication in both publishing media.

SciELO Books is part of the SciELO Program of FAPESP. Its development is headed and financed by a consortium composed of the publishers of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) and Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). The methodology and the technological platform of SciELO Books was developed with the technical cooperation of BIREME/PAHO/WHO and its execution is supported by the Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.

Peer review info

SciELO Books is a cooperative program with academic presses. All publishers are reviewed by the SciELO scientific committee and only publishers with editorial control and external reviewers are accepted in the program.
The SciELO scientific committee also reviews collections of Open Access books from participating publishers, based on the publication type and documentation of the original review procedure. When the status of a publication is unclear, the SciELO committee will conduct a separate review procedure.

http://books.scielo.org/en/scielo-books-criteria-criteria-policies-and-procedures-for-the-operation-of-collections-of-electronic-books/

License info

(CC) BY-NC-SA
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.


Browse results: Found 127

Listing 1 - 10 of 127 << page
of 13
>>
Adolpho Lutz - Entomologia – Tabanídeos - v. 2, Livro 2

Authors: ---
ISBN: 9788575414088 Year: Pages: 704 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575414088 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Zoology
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Organizada pelo historiador Jaime Benchimol e pela bióloga e historiadora da ciência Magali Romero Sá, é uma homenagem ao pesquisador e à sua trajetória. Adolpho Lutz foi o precursor das modernas campanhas sanitárias e dos estudos epidemiológicos envolvendo, sobretudo, o cólera, a febre tifóide, a peste bubônica e a febre amarela. Os quatro primeiros volumes da obra - que consistirá, quando completa, numa coleção de 21 livros acondicionados em cinco caixas - trazem: Primeiros Trabalhos: Alemanha, Suíça e Brasil (1878-1885); Hanseníase; Dermatologia e Micologia e ainda um suplemento contendo sumário, glossário e índices. Neles, os organizadores recuperaram o arquivo pessoal do cientista e de sua filha, a bióloga Bertha Lutz.

Arquivos da loucura: Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria

Authors:
ISBN: 9788575413883 Year: Pages: 152 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575413883 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Psychiatry
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Vera Portocarrero propõe-se a refletir até que ponto o novo modelo psiquiátrico trazido por Juliano Moreira e seus contemporâneos se constitui como uma ruptura do saber e da prática psiquiátrica no Brasil. Dirigindo-se à análise de arquivos, a autora procede a uma análise de discursos e de documentos, especialmente arquivos brasileiros encontrados na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, nas bibliotecas de medicina, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, dentre outros. Os discursos encontrados nesses arquivos são analisados dentro de uma perspectiva foucaultiana, ultrapassando, desse modo, a simples ordenação memorialística; deixando uma suspeita em relação ao discurso psiquiátrico dominante e apontando uma descontinuidade histórica no que diz respeito à articulação do saber com as práticas e seu caráter estratégico.

Equidade e saúde: contribuições da epidemiologia

Authors: --- --- ---
ISBN: 9788575412640 Year: Pages: 260 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575412640 Language: Pt
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Medicine (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Trata da eqüidade/iniqüidade e de seu duplo, a igualdade/desigualdade, tendo sempre como referencial a saúde das populações, em textos que enfocam: a dimensão política das sociedades ocidentais na atualidade, fatores econômicos ou de organização social e, ainda, aspectos como idade, gênero e etnia.

Erário Mineral - Vol. 1 e 2

Authors:
ISBN: 9788575412404 Year: Volume: 1 e 2 Pages: 821 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575412404 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Medicine (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Erário Mineral, de Luís Gomes Ferreira, foi editado pela primeira vez em Lisboa, em 1735, sendo um dos primeiros tratados de medicina brasileira escrito em língua portuguesa. O livro reúne as experiências de práticas médicas realizadas pelo cirurgião-barbeiro Luís Gomes Ferreira na capitania de Minas Gerais. Além de uma descrição pormenorizada dos principais males ali freqüentes, o autor também descreve os meios mais eficazes de cura que experimentou e faz um importante inventário dos medicamentos utilizados na época com suas respectivas funções. Nessa leitura, descobrimos que entre os remédios empregados encontravam-se vários utilizados pelos índios e incorporados pelos paulistas à medicina colonial. Parte preciosa do relato é constituída pelas minuciosas informações sobre as duras condições de vida e de trabalho a que os escravos estavam submetidos, o que facilitava a propagação das doenças. Dois glossários completam e enriquecem ainda mais esta edição, procedendo a um levantamento dos médicos e cirurgiões citados pelo autor.

Febre amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada

Authors:
ISBN: 9788575413951 Year: Pages: 470 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575413951 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Medicine (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Resgata a história da produção da vacina contra a febre amarela, desde 1937, permitindo uma revisão dos ensinamentos de Oswaldo Cruz. Esta obra interessa não só ao leitor estudioso da febre amarela, mas também aos que querem saber mais sobre o desenvolvimento da vacina e dos estudos e estratégias de imunização. Além de rever aspectos técnicos, o livro traz informações sobre os estudos realizados, colaborando com pesquisas futuras. Ao se associar à Casa de Oswaldo Cruz e promover este trabalho, na celebração de seus 25 anos, Bio-Manguinhos reconhece a importância da pesquisa histórica, considerando-a como perspectiva para a compreensão das instituições e seus atuais desafios. Prêmio Jabuti 2002: Menção Honrosa na Categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde

Formação de pessoal de nível médio para a saúde: desafios e perspectivas

Authors:
ISBN: 9788575412671 Year: Pages: 224 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575412671 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Medicine (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Reúne artigos que instigam e fundamentam o debate sobre a formação dos trabalhadores de nível médio para a saúde, campo em que estudos e publicações ainda são escassos. Abordando um leque abrangente de temas, a coletânea discute a questão sob variados pontos de vista: histórico, sociológico, pedagógico, técnico e metodológico. Resulta de análises de práticas vivenciadas na EPSJV/Fiocruz, o que em muito confere aos ensaios originalidade e exemplaridade. Sem a pretensão de apresentar respostas dogmáticas, o livro é uma contribuição para a superação de obstáculos e descompassos que vêm caracterizando a trajetória da profissionalização na área da saúde.

Teoria epidemiológica hoje: fundamentos, interfaces e tendências

Authors: --- --- ---
ISBN: 9788575412794 Year: Pages: 256 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575412794 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Medicine (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Parte do princípio de que finalmente uma malaise epistemológica se instala na epidemiologia, determinada pela incômoda posição de principal responsável pelas contradições da saúde pública neste fim de milênio. Assim, convoca estudiosos e profissionais a questionar fundamentos, explorar interfaces e formular discursos competentes indicadores de tendências.

Keywords

Epidemiologia

Tópicos em malacologia médica

Authors:
ISBN: 9788575414019 Year: Pages: 314 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575414019 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Animal Sciences
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Objetiva resgatar o valioso conhecimento produzido no campo específico da malacologia médica e conta com a contribuição de uma salutar diversidade de especialistas brasileiros que se encontram trabalhando em uma área de intersecção entre o que poderia se chamar de biologia pura e ecologia aplicada ao controle de planorbídeos. Indica caminhos atraentes para o desenvolvimento de pesquisas, principalmente na área básica: morfologia e sistemática, fisiologia, embriologia e relações molusco/parasita. Destina-se não somente aos estudiosos em moluscos; também àqueles interessados em parasitologia, ecologia de ambientes límnicos, ecologia e controle de vetores, técnicos e epidemiólogos envolvidos em programas de controle da esquistossomose.

Keywords

Moluscos

"Meio quilo de gente": um estudo antropológico sobre ultra-som obstétrico

Authors:
ISBN: 9788575413388 Year: Pages: 230 DOI: 10.7476/9788575413388 Language: pt
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Languages and Literatures
License: CC-BY

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Bem mais que um relato sobre ultra-sonografia fetal em mulheres de camadas médias do Rio de Janeiro, a obra propõe uma reflexão refinada sobre o papel da tecnologia médica na (re)definição do corpo e da própria realidade em que vivemos. Os resultados, apresentados, contribuem para o debate sobre a construção do feto como pessoa mediada pela tecnologia de imagem.

Adolpho Lutz - Adolpho Lutz e a entomologia médica no Brasil - v.2, Livro 3

Authors: ---
ISBN: 9788575412299 Year: Pages: 508 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788575412299 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Zoology
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Organizada pelo historiador Jaime Benchimol e pela bióloga e historiadora da ciência Magali Romero Sá, é uma homenagem ao pesquisador e à sua trajetória. Adolpho Lutz foi o precursor das modernas campanhas sanitárias e dos estudos epidemiológicos envolvendo, sobretudo, o cólera, a febre tifóide, a peste bubônica e a febre amarela. Os quatro primeiros volumes da obra - que consistirá, quando completa, numa coleção de 21 livros acondicionados em cinco caixas - trazem: Primeiros Trabalhos: Alemanha, Suíça e Brasil (1878-1885); Hanseníase; Dermatologia e Micologia e ainda um suplemento contendo sumário, glossário e índices. Neles, os organizadores recuperaram o arquivo pessoal do cientista e de sua filha, a bióloga Bertha Lutz.

Listing 1 - 10 of 127 << page
of 13
>>
-->