SciELO Books - Sociedade Brasileira de Zoologia

http://books.scielo.org/

About

Peer review info

SciELO Books is a cooperative program with academic presses. All publishers are reviewed by the SciELO scientific committee and only publishers with editorial control and external reviewers are accepted in the program.

License info

(CC) BY-NC-SA
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.


Browse results: Found 3

Listing 1 - 3 of 3
Catálogo dos estágios iniciais de desenvolvimento dos peixes da bacia de Campos

Authors: --- --- ---
ISBN: 9788598203102 Year: Pages: 295 DOI: 10.7476/9788598203102 Language: pt
Publisher: SciELO Books - Sociedade Brasileira de Zoologia
Subject: Science (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Foram identificados 4.490 indivíduos incluindo 17 ordens, 68 famílias e 160 espécies de peixes nos estágios de larvas e juvenis. Foram elaborados textos com informações gerais das ordens e famílias, descrição das principais características das espécies, fotografias dos diferentes estágios de desenvolvimento, georeferrenciamento, habitat da espécie, nome vulgar e as referências utilizadas para a identificação.

Keywords

SCIENCE

Pentatominae do Sul de Santa Catarina

Authors: ---
ISBN: 9788598203089 Year: Pages: 80 DOI: 10.7476/9788598203089 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Sociedade Brasileira de Zoologia
Subject: Science (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Conhecidos por fede-fede os Pentatomídeos em geral são fitófagos, com tamanho de 4 a 20 mm e são potenciais indicadores de mudanças ambientais, principalmente na Floresta Atlântica Brasileira. Pentatominae é maior subfamília de Pentatomidae e os dados de ocorrência em Santa Catarina são escassos, fragmentados e dispersos. Este guia apresenta a diversidade de pentatomíneos no sul catarinense e auxilia na identificação em campo ou laboratório, apresentando fotos e diagnoses das espécies. Metodologias de coleta, métodos de conservação e um glossário são fornecidos.

Keywords

SCIENCE

Vetores da doença de Chagas no Brasil

Authors:
ISBN: 9788598203096 Year: Pages: 289 DOI: 10.7476/9788598203096 Language: pt
Publisher: SciELO Books - Sociedade Brasileira de Zoologia
Subject: Medicine (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Os triatomíneos são insetos hematófagos de grande importância médica, pois são os responsáveis pela transmissão do Trypanosoma cruzi, o agente etiológico da doença de Chagas. Durante mais de um século, desde a descrição da primeira espécie em 1773, os triatomíneos foram estudados de um ponto de vista puramente entomológico. Porém, a partir de 1909, quando Carlos Chagas descobriu que eram os vetores de uma nova tripanossomíase, que mais tarde levaria o seu nome, adquiriram um interesse médico sanitário muito grande despertando a curiosidade de vários pesquisadores que passaram a estudá-los sob os mais variados aspectos. “Vetores da doença de Chagas no Brasil” é uma obra composta por 13 capítulos, com linguagem acessível a públicos com diferentes níveis de formação, voltada principalmente para equipes que atuam em vigilância entomológica, professores e alunos de graduação e pós-graduação. A obra  aborda e atualiza diversos aspectos relacionados aos  vetores como:  taxonomia, biologia, comportamento, mecanismos de transmissão e relação com os mamíferos  reservatórios do Trypanosoma cruzi

Keywords

MEDICAL

Listing 1 - 3 of 3
-->