SciELO Books - EDUEM

http://books.scielo.org/

About

The SciELO Books publishes national and thematic collections of academic books online with the objective of maximizing the visibility, accessibility, use and impact of the research results, essays and studies that are published in them. The books published by SciELO Books are selected by a scientific committee following a peer review process. The digital versions of the books are formatted according to international standards that allow for access and citation controls, and that permit the books to be read on the widest possible variety of ebook readers, tablets, smartphones and internet browsers. Apart from the SciELO Books Portal itself, the books can be found via search engines. They will also become available through other international distribution channels.

The SciELO Books Network interoperates and shares goals, resources, methodologies and technologies with the SciELO Journals Network, contributing to the development of scientific communication in both publishing media.

SciELO Books is part of the SciELO Program of FAPESP. Its development is headed and financed by a consortium composed of the publishers of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) and Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). The methodology and the technological platform of SciELO Books was developed with the technical cooperation of BIREME/PAHO/WHO and its execution is supported by the Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.

Peer review info

SciELO Books is a cooperative program with academic presses. All publishers are reviewed by the SciELO scientific committee and only publishers with editorial control and external reviewers are accepted in the program.
The SciELO scientific committee also reviews collections of Open Access books from participating publishers, based on the publication type and documentation of the original review procedure. When the status of a publication is unclear, the SciELO committee will conduct a separate review procedure.

http://books.scielo.org/en/scielo-books-criteria-criteria-policies-and-procedures-for-the-operation-of-collections-of-electronic-books/

License info

(CC) BY-NC-SA
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.


Browse results: Found 6

Listing 1 - 6 of 6
Colonização agrária no Norte do Paraná: processos geoeconômicos e sociogeográficos de desenvolvimento de uma zona subtropical do Brasil sob a influência da plantação de café

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O estudo de Gerd Kohlhepp constitui referência imprescindível para a descrição e compreensão do precesso de colonização agrária do Norte paranaense e oferece um excelente fundamento para a reflexão sobre seus desdobramentos até hoje. A obra não tem apenas o sentido hitórico, que por si mesmo já a justificaria, de registrar um produto de altíssimo nível científico da Geografia de tradição alemã; mais que isso, ela ainda torna acessivel a paranaenses, breasileiros e toda a comunidade lusófona umj desses textos de fundação do Brasil sob perspectiva e contribuição estrangeira, que hoje, ao se tornarem visíveis, ajudam a refletir sobre as características contemporaneas da sociedade local e sobre os caminhos futuros que ela pode tomar - ou não - nas próximas décadas.

Keywords

HISTORY

História do Paraná: séculos XIX e XX

Authors: --- --- ---
ISBN: 9788576285878 Year: Pages: 234 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788576285878 Language: PT
Publisher: SciELO Books - EDUEM
Subject: History
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

História do Paraná: séculos XIX e XX é uma obra que analisa diversos temas da história do Estado, buscando compreender a diversidade das experiências sociais, culturais e políticas, a partir de uma postura crítica e interpretativa. A análise do passado, quando submetida a uma metodologia histórica adequada, faz com que os leitores possam ampliar a compreensão dos fatos históricos. O objetivo principal deste livro não é mostrar uma história tradicional, mas contribuir para o entendimento da história do Paraná, sempre levando em consideração as experiências sociais do nosso povo, no tempo e no espaço. Portanto, o livro não abarca todos os temas fundamentais da história do Paraná. Houve uma seleção de assuntos. O livro parte de um perfil bem definido: a história vista a partir dos seus movimentos sociais, políticos, econômicos e culturais. Para isso, definiu-se analisar aqueles movimentos mais importantes e as mudanças estruturais que marcaram o Paraná dos séculos XIX e XX.

Peixes do baixo rio Iguaçu

Authors: --- --- --- --- et al.
ISBN: 9788576285861 Year: Pages: 203 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788576285861 Language: PT
Publisher: SciELO Books - EDUEM
Subject: Animal Sciences
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O rio Iguaçu nasce na confluência dos rios Atuba e Irai, e desemboca no rio Paraná, em Foz do Iguaçu. A ictiofauna deste rio, desde os primeiros trabalhos realizados, sempre foi considerada pobre e de pequeno porte, entretanto, apresenta um elevado grau de endemismo favorecido pelo surgimento das Cataratas do Iguaçu, que exerceram um papel fundamental neste processo. Esta obra busca uma fonte aglutinadora, mas sintetizada, sistematizada, especializada e atualizada das informações publicadas, até o momento, sobre a ictiofauna do baixo rio Iguaçu, fornecendo chaves de identificação, caracterizações morfológicas, fotos, dados sobre a biologia e distribuição geográfica das espécies registradas na região, além de um glossário com termos técnicos.

Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

Authors: ---
ISBN: 9788576285854 Year: Pages: 246 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788576285854 Language: PT
Publisher: SciELO Books - EDUEM
Subject: Education
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este livro é resultado de uma pesquisa de análise documental desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá no período 2004-2006. A idéia das autoras em abordar o tema política educacional para a Educação Infantil no período 1990 a 2001 na imprensa periódica surgiu da preocupação em compreender como os professores-leitores apreenderam o discurso veiculado sobre a configuração das políticas nesse período de intensas reformas educacionais. Desta maneira, levantar a forma com que os textos e suas enunciações reproduziram esse contexto e colaborar para a implementação das políticas é essencial. As duas revistas escolhidas para essa assimilação foram selecionadas porque são as mais lidas e conhecidas pelos professores da Educação Infantil no Brasil. O fato de uma ser de cunho mercadológico e a outra de cunho oficial foi um aspecto propositalmente estabelecido, pois havia o interesse em diferenciá-las quanto à maneira que representam as políticas educacionais nas enunciações. Foi tomado como universo representativo para a análise, as enunciações das revistas Nova Escola (Editora Abril) e Criança (MEC), alguns documentos de organismos internacionais e documentos oficiais. Distinguiu-se que as categorias discursivas que compõem a trama de conceitos politicamente estratégicos para a Educação Infantil foram a Qualidade, a Descentralização e a Focalização. Com o intuito de evidenciar os vínculos das análises ao contexto macroeconômico, as políticas para a Educação Infantil foram abordadas por meio da mediação com a contextualização da mundialização do capital. No primeiro capítulo do livro, apresentamos a Educação Infantil inserida na contextualização histórica da atual fase de desenvolvimento do capital, a mundialização econômica, bem como a redefinição do papel do Estado e os ajustes neoliberais que determinaram as políticas públicas educacionais na década de 1990. No segundo capítulo, discutimos sobre as políticas para a Educação Infantil tendo como base a história desta etapa de ensino no Brasil e as orientações políticas das agências internacionais tais como a UNESCO, CEPAL e o Banco Mundial. Apresentamos também a estrutura políticas dos documentos oficiais destinadas a regulamentar a Educação Infantil no Brasil. A análise das categorias políticas Qualidade, Descentralização e Focalização foi o foco do terceiro capítulo. Tal abordagem colaborou para evidenciar que as políticas de ajustes neoliberais propaladas pelas agências internacionais foram acopladas nas políticas públicas destinadas à Educação Infantil e, também, foram estrategicamente veiculadas nos textos das revistas dirigidas aos profissionais dessa área. O enfoque para as análises foi pautado na concepção de que o texto é discurso produzido no embate da luta de classes. A análise mostrou que o caráter dos textos veiculados sugeriu uma continuidade aos ajustes neoliberais estruturais na educação infantil.

Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas

Authors: ---
ISBN: 9788576285830 Year: Pages: 304 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788576285830 Language: PT
Publisher: SciELO Books - EDUEM
Subject: Languages and Literatures
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Os artigos que compõem esta organização estão divididos em três grandes eixos temáticos. Na primeira parte, os textos discutem, em linhas gerais, o controle do corpo e o governo dos sujeitos. Na segunda parte, os artigos versam sobre representações do brasileiro marginalizado em interface com a exclusão e a inclusão. Os textos da terceira e última parte abordam as representações do masculino e do feminino no público e no privado, a produção de identidades do sujeito político e os processos de subjetivação docente. Deseja-se que, ao final do trajeto empreendido pelos autores, os possíveis interlocutores possam extrair dele um caminho teórico e metodológico que permita compreender como se materializa a produção do sujeito em discursos midiáticos. Mais ainda, espera-se que o trabalho de descrição e compreensão desses discursos possa lançar luz sobre tantos outros estudos que reclamam, hoje, um gesto político de pesquisadores comprometidos.

Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: diagnóstico da prática pedagógica

Authors: ---
ISBN: 9788576286578 Year: Pages: 252 DOI: 10.7476/9788576286578 Language: pt
Publisher: SciELO Books - EDUEM
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Pesquisar sobre os problemas de atenção no contexto escolar lança-nos a um grande desafio: compreender como as crianças e adolescentes estão sendo diagnósticados com Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade - TDAH; conhecer os encaminhamentos e as intervenções realizadas por médicos, professores psicólogos, fonoaudiólogos e demais especialistas fora e intramuros da escola.

Keywords

HEALTH & FITNESS

Listing 1 - 6 of 6
-->