SciELO Books - Editora UNESP

http://books.scielo.org/

About

The SciELO Books publishes national and thematic collections of academic books online with the objective of maximizing the visibility, accessibility, use and impact of the research results, essays and studies that are published in them. The books published by SciELO Books are selected by a scientific committee following a peer review process. The digital versions of the books are formatted according to international standards that allow for access and citation controls, and that permit the books to be read on the widest possible variety of ebook readers, tablets, smartphones and internet browsers. Apart from the SciELO Books Portal itself, the books can be found via search engines. They will also become available through other international distribution channels.

The SciELO Books Network interoperates and shares goals, resources, methodologies and technologies with the SciELO Journals Network, contributing to the development of scientific communication in both publishing media.

SciELO Books is part of the SciELO Program of FAPESP. Its development is headed and financed by a consortium composed of the publishers of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) and Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). The methodology and the technological platform of SciELO Books was developed with the technical cooperation of BIREME/PAHO/WHO and its execution is supported by the Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.

Peer review info

SciELO Books is a cooperative program with academic presses. All publishers are reviewed by the SciELO scientific committee and only publishers with editorial control and external reviewers are accepted in the program.
The SciELO scientific committee also reviews collections of Open Access books from participating publishers, based on the publication type and documentation of the original review procedure. When the status of a publication is unclear, the SciELO committee will conduct a separate review procedure.

http://books.scielo.org/en/scielo-books-criteria-criteria-policies-and-procedures-for-the-operation-of-collections-of-electronic-books/

License info

(CC) BY-NC-SA
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.


Browse results: Found 166

Listing 1 - 10 of 166 << page
of 17
>>
"Não é só a torcida organizada": o que os torcedores organizados têm a dizer sobre a violência no futebol?

Authors: ---
ISBN: 9788579837425 Year: Pages: 128 DOI: 10.7476/9788579837425 Language: pt
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Sports Science
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este estudo inves­tigou o que os torcedores organizados teriam a dizer sobre a violência no futebol brasileiro, para depois inter­pretar tais discursos à luz do referencial teórico de Johan Galtung. Visando contribuir com o debate sobre a violência no futebol, nesta abordagem, optamos pelo viés da compreensão em lugar da visão estigmatizante e preconceituosa sobre o tema. Defendemos que reduzir a discussão da vio­lência no futebol meramente à ação das torcidas organizadas frag­menta a análise desse complexo fenômeno e se mostra improdutivo, pois a violência no futebol perpassa a organização, gestão e estrutura do futebol brasileiro, além dos episódios de violência física.

(Des)encontros trabalho-família: narrativas de familiares de trabalhadores migrantes do setor de produção de energia hidrelétrica

Authors:
ISBN: 9788579837012 Year: Pages: 237 DOI: 10.7476/9788579837012 Language: por
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Psychology
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O livro convida o leitor a se aventurar no universo dos barrageiros por meio das narrativas de vida, desvelando que os empreendimentos hidrelétricos brasileiros não geraram apenas impacto ambiental, mas um processo de desenraizamento e rupturas socioafetivas que produziram distintos modos de ser-trabalhar-viver. A desterritorialização principiada por esses projetos integram um ideário desenvolvimentista e de progresso que ocultam o avesso dessa história. Na relatividade do dentro e fora do labor, verificou-se o tempo de trabalho e de vida capazes tanto de interditar a existência em sua potência criadora quanto de resistir, transformando a subjetividade e a vivência familiar em uma insistente reinvenção.

Keywords

PSYCHOLOGY

(Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa

Authors:
ISBN: 9788579830228 Year: Pages: 193 DOI: 10.7476/9788579830228 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Psychology
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O leitor encontrará neste livro o resultado de pesquisas científicas sobre temas que fundam a educação problematizam princípios e práticas atuais da educação escolarizada. Sem abandonar as antigas concepções de educação e também sem valorizar apenas as novidades teóricas, os autores apostam numa sólida união entre Psique e Eros, inspirada nas concepções de Freud. A obra abrange estudos sobre o lúdico na educação infantil, a ética, os afetos, o valor da fantasia na aprendizagem e no desenvolvimento emocional, a constituição profissional de docentes e pesquisadores, a orientação sexual e a educação escolar. Pertinências e impertinências da educação são consideradas na medida em que produzem e reproduzem valores humanos na construção de identidade pessoal e profissional.

Keywords

PSYCHOLOGY

À beira da linha: formações urbanas da Noroeste Paulista

Authors:
ISBN: 9788539302420 Year: Pages: 235 DOI: 10.7476/9788539302420 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Technology (General)
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Enfoca a formação das cidades paulistas criadas junto à antiga Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil - atual Novoeste, do início da construção da ferrovia, em 1905, até 1914, data que marca o término da ligação entre Bauru (SP) e Porto Esperança, no atual Mato Grosso do Sul. Nesse período, surgem, a partir das estações, povoados que apresentam certas constantes urbanísticas. Cidades como Lins, Penápolis e Araçatuba merecem análise detalhada. O autor verifica que nelas predominou, desde a sua origem, a lógica da especulação imobiliária e do lucro como base para a vida urbana.

Abordagens do pós-moderno em música: a incredulidade nas metanarrativas e o saber musical contemporâneo

Authors:
ISBN: 9788579830983 Year: Pages: 173 DOI: 10.7476/9788579830983 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Music
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo a observação da influência de A Condição Pós-Moderna sobre as abordagens do pós-moderno em música realizadas após a 1980. Para tal tarefa, será utilizada a noção lyotardiana de pós-moderno como incredulidade nas metanarrativas de legitimação do saber. Esta influência será observada perante importantes textos relativos ao pós-moderno musical e na maneira como algumas obras da música clássica de concerto realizada na década de 1990 e 2000 se relacionam com tal incredulidade.

Keywords

MUSIC

Adolfo Caminha: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897)

Authors:
ISBN: 9788579830334 Year: Pages: 482 DOI: 10.7476/9788579830334 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Languages and Literatures
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Trata-se, neste livro, do conjunto da obra de Adolfo Caminha - um polígrafo na literatura brasileira do século XIX - durante o período de 1885 a 1897. O estudo abrange não somente os seus textos ficcionais, mas também os seus escritos críticos e jornalísticos. Considera-se, portanto, a atuação do escritor como político, editor, leitor e crítico literário. Salienta-se que a escrita de Caminha se caracteriza por dois movimentos: um horizontal, que estende a sua obra, e outro vertical, que produz uma estética do aproveitamento, constituída a partir dos diálogos existentes entre um e outro dos seus fazeres. A obra apresenta uma contribuição original aos estudos sobre a literatura brasileira.

Anamorfoses na música eletroacústica mista

Authors:
ISBN: 9788579837074 Year: Pages: 165 DOI: 10.7476/9788579837074 Language: pt
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Music
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Uma problemática fundamental da música eletroacústica mista surge em situações ambíguas oriundas das mesclas entre a esfera instrumental e a eletroacústica, que podem colocar em dúvida não somente a origem das fontes sonoras, mas também os processos pelos quais os sons podem ter sido submetidos ao longo da composição. Nesses casos, denominados anamorfoses, surgem desconexões, desvios no desenrolar mais comum e esperado para certos gestos instrumentais. A presença humana na situação da performance tende a polarizar as atenções e, portanto, acentuar essas eventuais distorções, uma vez que as anamorfoses atuam no limiar entre relações audiovisuais mais diretas – o que é visto em termos gestuais é coerente com o que é escutado – e relações mais distantes – o que é visto não apresenta conexão imediata com o que é escutado. Na introdução e na primeira parte do livro é apresentado um panorama histórico da música eletroacústica mista, além de conceitos que servirão de base para fundamentar a problemática das anamorfoses e um mapeamento de exemplos considerados representativos desta problemática. Já na segunda parte do livro o autor busca um aprofundamento da questão por meio da análise de duas obras eletroacústicas mistas: Parcours de l’Entité (1994), de Flo Menezes, e Altra voce (1999), de Luciano Berio. Desse modo, as anamorfoses na música eletroacústica mista são apresentadas tanto do ponto de vista dos materiais musicais em si como da dinâmica global da performance, já que elementos extramusicais são frequentemente previstos por compositores para enfatizar tais distorções.

Keywords

MUSIC

Aprendizagem e comportamento humano

Authors: ---
ISBN: 9788579831225 Year: Pages: 255 DOI: 10.7476/9788579831225 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Education
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Neste livro o leitor poderá compreender os processos de aprendizagem e comportamento na vertente pedagógica e clínica, considerando as diferentes pesquisas e reflexões teóricas apresentadas, sustentadas pelas contribuições dos estudos das Habilidades Sociais, dos pressuspostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Análise do Comportamento tendo como pano de fundo a inclusão social e escolar. O livro pode ser um material de consulta importante para pesquisadores e interessados no tema.

Keywords

EDUCATION

Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções

Authors:
ISBN: 9788598605999 Year: Pages: 222 DOI: 10.7476/9788598605999 Language: PT
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Psychology
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Os textos que compõem esta obra analisam importantes temas na área da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Abordam diferentes aspectos e faixas etárias, tais como: estímulos textuais e palavra digitada na infância; variáveis demográficas e desenvolvimento infantil de crianças contaminadas por chumbo; treinamento de habilidades sociais em pré-escolares; contato físico em pré-escolares nas interações e relações sociais; percepções de mães e crianças sobre as relações familiares permeadas por violência sexual do pai contra a filha; conceito de família segundo adolescentes de zona rural e urbana; estereótipos sexuais no discurso de mães na educação de seus filhos; a relação entre ex-cônjuges e entre pais e filhos após a separação conjugal; processos de ensino e de aprendizagem profissionais da docência nas séries iniciais; concepções dos professores do ensino fundamental sobre TDAH. Os estudos são embasados em tratamentos metodológicos atualizados e discutem questões relevantes sobre processos de desenvolvimento humano em face dos avanços da pesquisa cientifica.

Keywords

PSYCHOLOGY

Arquitetura da informação pervasiva

Authors: --- ---
ISBN: 9788579836671 Year: Pages: 115 DOI: 10.7476/9788579836671 Language: pt
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Business and Management
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

"Este livro é indicado não apenas para estudantes, profissionais e pesquisadores que trabalhem com Ciência da Informação e Arquitetura da Informação, mas também para todos que militem em áreas como a ciência da computação, comunicação, arquitetura, design gráfico e outras. Os autores, primeiramente, contextualizam as dinâmicas sociotecnológicas pertinentes ao mundo contemporâneo; posteriormente, apresentam a Arquitetura da Informação sob diversos aspectos – discutindo o tema por um viés epistêmico – e discutem a Arquitetura da Informação sob quatro diferentes abordagens – arquitetural, sistêmica, informacional e pervasiva. Por fim, analisam o tema que é objeto central da obra: a Arquitetura da informação pervasiva."

Listing 1 - 10 of 166 << page
of 17
>>
-->